quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SEXTA-FEIRA TREZE - SARAVÁ, DONA MARIA!



SEXTA-FEIRA TREZE – SARAVÁ, DONA MARIA!
DE: YSOLDA CABRAL





Dizia dona Maria nossa vizinha, na década de setenta, quando ainda morávamos em Caruaru-PE. que era Católica Apostólica Romana, entretanto, quando a sexta-feira caia num dia treze, todos deveriam levantar as mãos para os céus e gritar alto e em bom som: ‘’ SARAVÁ MEU PAI, PRO DIA SER DE PAZ!’’

Eu sorria e me ‘’plantava’’ em sua cozinha para comer as guloseimas que fazia especialmente para mim e escutar sua conversa inteligente, contraditória e bem humorada.

Quando coincidia de chegar por lá numa sexta-feira treze por brincadeira, respeito ou precaução me juntava a ela no ritual do ‘’ SARAVÁ MEU PAI...!

Até que um dia dona Maria morreu e ninguém se conformou, muito menos eu. Inclusive, cheguei a escrever e publicar, no Jornal Vanguarda de minha cidade, a crônica em sua homenagem ‘’Lá Se Foi Maria’’, cuja peça até hoje é considerada pelo meu pai, o meu melhor trabalho literário.

Mas essa não é a questão. A questão é que há muito tempo não me lembrava de momentos assim, os quais, de tão distantes, parece até que nem os vivi.

Contudo, hoje é sexta-feira treze, o dia está lindo e o meu coração está numa paz infinita.

SARAVÁ, DONA MARIA!

**********

Publiquei ''Lá Se Foi Maria'' no RL em 26/06/2008

Para ler o link é:

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1051690

*********


Publicado no Recanto das Letras em 13/01/2012
Código do texto: T3438517