segunda-feira, 9 de abril de 2012

NA EMPATIA NÃO HÁ MEIO TERMO



NA EMPATIA NÃO HÁ MEIO TERMO
De: Ysolda Cabral




Pois é...! Depois de todo o sofrimento e sacrifício de Jesus Cristo, ainda tem gente que não acredita Nele. Portanto, não acredita nas coisas do espírito, nas coisas da alma e nem que a vida, de alguma forma, não se limita ao que vemos e/ou supomos ver.

Entretanto, existem fenômenos que ocorrem somente para que a gente pare e reflita sobre essas questões...

Afinal como ocorre o sexto-sentido? E ele ocorre sim! Muita gente tem. Mamãe tinha. Eu também tenho... Confesso, inclusive, que não gosto, uma vez que não serve para absolutamente nada, apenas para me deixar aflita, agoniada.

E a empatia? Ah, essa me fascina!

Nela não há meio termo. Ou você gosta de uma pessoa ou não gosta. E não é questão de julgamento.

Ontem na praia, estávamos eu e minha irmã, quando um casal com o filho de no máximo um ano, sentou pertinho da gente. Logo em seguida, chegou outro, com a filha de uns dois anos, o qual também sentou perto.

Ao olhar para o casal que acabara de chegar, não gostei deles... Traziam uma piscina, a qual a babá mais que depressa correu para enchê-la com água do mar.

Quando o garoto viu, correu para ela, num momento de distração de seus pais. No entanto, o outro casal, sem nenhuma contemplação, impediu que ele entrasse na piscininha onde a filha já estava sozinha a brincar. O nenenzinho chorou tanto, tanto que enterneceu todos que estavam por perto.

O casal terminou indo embora com o filho sem, se quer, entrar no mar.

– Tem coisa mais triste, e, num domingo de Páscoa?!

O que custava dividir a piscina da filha com um garotinho, tão bonito, bem cuidado e limpinho?

A falta de generosidade foi tão visível que, entendi a razão de não ter gostado do segundo casal, sem nem conhecê-lo.

- Não me enganei!

Contudo, tem gente que a gente nem conhece e gosta. E, é difícil a gente se enganar quando a identificação vem através da empatia.

Ela me diz pra gostar de você.(Risos)

**********

Na foto Google a Praia de Boa Viagem

Publicado no Recanto das Letras em 09/04/2012
Código do texto: T3603301